sábado, 15 de janeiro de 2011

Igrejas evangélicas se unem na ajuda às vítimas da chuva no Rio de Janeiro


A Assembleia de Deus em Teresópolis, liderada pelo pastor Israel do Couto, tem congregações em alguns bairros atingidos pelas chuvas na cidade. A situação mais difícil é no bairro de Campo Grande, que foi totalmente destruído. Além das centenas de casas levadas pela enxurrada, a congregação da AD também foi atingida.
De acordo com o presbítero Roberto Tardelli, que está auxiliando com um dos carros da igreja no resgate e locomoção dos desabrigados, o bairro de Campo Grande desapareceu. “O nosso pastor abriu a igreja para receber as pessoas e disponibilizou todos os veículos para atendimento aos desabrigados e famílias das vítimas. É uma situação muito triste. A televisão mostra apenas 50% do que realmente está acontecendo”.
Segundo o pastor Israel do Couto, a situação é catastrófica. “Em alguns locais é impossível chegar. No bairro de Campo Grande, estima-se que ainda tenha mais de 500 desaparecidos. A congregação no bairro de Bonsucesso também abriu as portas para recolher os corpos dasvítimas porque o IML da cidade não tem capacidade para receber todos os corpos. Ali, está sendo feita a triagem e depois os corpos são encaminhados para o Instituto Médico Legal”, conta o pastor, destacando que, mesmo com todo o esforço dos governos, “em alguns lugares, a reconstrução será muito difícil”.
Com apenas seis câmaras frigoríficas, o Instituto Médico Legal (IML) precisou improvisar um necrotério alternativo para abrigar os corpos de todas as vítimas. De acordo com o delegado Wellington Pereira, o jeito foi pedir emprestado um imóvel em frente à 110ª DP, onde funciona o IML do município. “No local funcionava uma igreja evangélica, mas agora está vazio. O proprietário mora em Minas Gerais e prontificou-se a nos emprestar para colocarmos os corpos. É um galpão muito grande, que na frente tem salas. Poderemos fazer até um QG (quartel general) para tratar da questão”, disse o delegado.
Além de alimentos, cobertores e roupas, a AD em Teresópolis está recebendo doações pelo Banco Itaú – Agência 0807 / Conta Corrente: 368980
A Assembleia de Deus em Petrópolis, liderada pelo pastor Temóteo Ramos de Oliveira, também está mobilizada para atender às vítimas das chuvas na Região Serrana.
O pastor Walter ressaltou que as doações precisam ser levadas com urgência para as cidades mais prejudicadas (Foto: Pedro Henrique Negrão)
A Igreja do Nazareno em Sorocaba, localizada no Jardim Ana Maria, cedeu espaço para receber doações que serão levadas para as cidades da região serrana do Rio, onde houve mais vítimasdas chuvas. As portas da igreja, situada na rua Jerônimo Veiga, 427.
“Já temos o caminhão para levar as doações até a cidade de Nilópolis e de lá seguirá comboio em conjunto com as outras Igrejas do Nazareno, para as regiões serranas onde o povo foi mais atingido”, explicou Walter Pereira, pastor da igreja sorocabana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...